MHARK - Consultoria e TreinamentosMHARK - Consultoria e Treinamentos
  • Home
  • Empresa
    • Quem Somos
    • Estrutura
    • Trabalhe Conosco
  • Consultoria
    • Planos & Processos
    • Marketing & Vendas
    • Gestão de Pessoas
    • Finanças & Economia
  • Academy
    • GAP
    • Acesso à Plataforma
    • Treinamentos
      • Administração
        • Controle Diário
        • Empreendorismo Passo a Passo
        • Estoques e Compras
        • Gestão de Atendimento ao Cliente
        • Gestão de Crédito e Cobrança
        • Gestão de Recursos e Projetos
        • Matemática Financeira
        • Operador de Caixa
        • Secretariado e Assessoria Administrativa
        • ISO 14001
        • PCP - Planejamento e Controle de Produção
        • Programa 5S
        • Sistema de Gestão da Qualidade
      • Informática e Tecnologia
        • Access
        • Introdução à Informática
        • Outlook
        • Power Point
        • Excel Avançado
        • Excel 2016
        • Word 2016
        • Excel nas Aulas de Matemática
        • Internet 12
        • MS Project
        • Apresentação de Alto Impacto
      • Segurança
        • Cipa
        • Doenças Ocupacionais
        • Gestão de Segurança Total
        • NR 10 - Eletricidade Básica
        • NR 11 - Técnicas e Aspectos Gerais de Segurança
        • NR 17 - Ergonomia
        • NR 35 - Segurança no Trabalho em Altura
        • NR 33 - Espaço Confinado
      • Recursos Humanos
        • Gestão de Pessoas
        • Excelência em Comportamento
      • Gerenciamento de Projetos
      • Engenharia e Indústria
        • AutoCAD 2D
        • AutoCAD 3D
        • Desenho Técnico
      • Gestão Comercial
        • Gestão de Vendas
        • Marketing, Telemarketing & Ecommerce
        • Técnicas de Atendimento
      • Palestras e Workshops
      • Power BI
        • Orçamento Power BI
      • Design
  • Serviços
    • Web Design
      • Site Institucional
      • Loja Virtual
    • Design Gráfico
    • Sistemas
  • M-LICIT
    • StartCity
  • Contato

Guia para Startups: crie o PITCH DECK

Se você está lendo esse artigo, provavelmente está no processo de captar investimento para a sua empresa ou está planejando fazer isso em breve.

E a melhor forma de apresentar seu negócio para um investidor, é através de um Pitch Deck, uma apresentação em slides que conta sobre a sua startup e todo o seu potencial.

Aqui na MHARK já ajudamos empresas a captarem mais de R$ 30 milhões em investimento, e hoje vamos mergulhar junto com você no passo a passo para criar um pitch deck que vai impressionar os investidores.

Vamos mostrar a estrutura que a maioria das apresentações de sucesso deve seguir. Além disso, vamos olhar cada um dos slides e mostrar que tipo de conteúdo você deve incluir em cada um deles.

Mas, fica um alerta: não vamos reinventar a roda aqui. Muitas aceleradoras, fundos de investimento e empreendedores já publicaram a sua versão do pitch deck ideal. E a grande verdade é que todos eles possuem geralmente o mesmo conteúdo.

O segredo então é você saber quais conteúdos são essenciais estarem no seu pitch deck e em qual ordem você deve apresentar.

Por isso, montamos uma estrutura básica que você pode seguir para criar um pitch deck matador.

E para poder ilustrar melhor cada um desses pontos, vamos utilizar o pitch deck da Uber como exemplo. Só um parêntesis aqui, o pitch deck da Uber é bem antigo, então nós refizemos ele de uma forma mais elegante e que vai impressionar mais os investidores.

SLIDE 1 – A CAPA 

A primeira parte do pitch deck é a parte mais crítica da sua apresentação. É nessa parte que você vai apresentar o problema que você encontrou no mercado, as suas premissas e a solução que você está trazendo.

Essa primeira seção é essencial para você prender a atenção do investidor pelo resto da apresentação.

 

SLIDE 2 – PROBLEMA

É nesse slide que você vai apresentar o status quo, ou seja, o que está acontecendo atualmente no mundo e precisa de uma solução.

Aqui você precisa mostrar a Dor, o grande problema que a sua empresa vai atacar.

 

 Aqui você vai colocar toda a base que tem para mostrar que é um problema grande que está resolvendo.

Com o pitch deck do Uber focamos em mostrar que o taxi era um grande problema, que era difícil conseguir um Taxi e geralmente você precisava fazer isso de forma manual na rua ou por telefone.

Além disso, os carros que geralmente faziam o serviço de taxi eram antigos e obsoletos, você poderia pegar um carro muito bom ou muito ruim,.

Nesse slide você precisa fazer a conexão. Precisa mostrar ao investidor que esse é um grande problema que muitas pessoas estão passando.

Nada de usar muitos termos técnicos, nada de colocar problemas pequenos que somente você enfrenta, seja 100% claro e direto. Nada de complicar.

 

SLIDE 3 – SOLUÇÃO

Esse slide tem um objetivo bem óbvio: explicar que você e a sua empresa são a solução para o problema apresentado

Mostre ao investidor como você resolve esse problema. É um aplicativo? Um site? Um produto físico?

 No caso do pitch deck da Uber, nosso objetivo foi focar na experiência de ter um aplicativo que diminui o tempo de espera, que você vai ter o serviço disponível 24hs por dia e que é um jeito rápido de obter um transporte.

Mostramos que o problema é ter uma experiência ruim para chamar um taxi e a solução é um aplicativo que diminui o seu tempo de espera e melhora a experiência, ou seja, casou 100%.

Novamente, evite a utilização de termos técnicos.

No lugar de dizer: “Temos um algoritmo que otimiza o seu processo” diga algo como “Você consegue chamar um carro apenas usando o seu celular, 24 horas por dia”

Agora que você já fez a introdução, chegou a hora do que chamamos seção do “Como eu vou ficar rico?”.

Os próximos slides vão mostrar ao investidor qual é o potencial dele ganhar dinheiro com a sua empresa. Lembre-se, o investidor não vai colocar dinheiro na sua empresa porque ele te achou bonito, porque ele quer te agradar, nada disso.

Um investidor coloca dinheiro na sua empresa porque ele acredita que essa empresa, com esse time, liderada pela sua visão, pode agarrar essa oportunidade de mercado, criar uma empresa escalável e, o mais importante, dar um retorno elevado para o investimento dele.

Então, pense nisso nos próximos slides.

 

SLIDE 4 – MERCADO

Nesse slide você vai mostrar ao investidor o quão grande a sua empresa pode se tornar.

E a forma mais eficiente de fazer o calculo do seu potencial de mercado é usar a Abordagem Top Down.

Na Abordagem Top Down você vai calcular o mercado total em que a sua empresa está inserida e depois estimar quanto desse mercado você vai pegar.

Imagina que você tem uma empresa que vende cerveja artesanal.

Se o mercado, por exemplo, tiver 500 mil pessoas para você atingir e você estimar que pode pegar 5% desse mercado, quer dizer que você tem o potencial de fazer 25 mil vendas.

Depois você multiplica esse total de vendas pelo ticket médio do seu produto e pronto, você estimou o seu mercado potencial.

 Voltando para o exemplo do Uber, a empresa estimou fazer corridas no mercado de São Francisco e Nova York que possuem um mercado potencial de US$ 1,3 bilhão por ano.

Em um cenário bem realista em que podemos dizer que a empresa pegaria 10% do mercado das duas cidades, estamos mostrando um mercado potencial de US$ 130 milhões.

 

SLIDE 5 – EQUIPE

Esse slide precisa ser bem simples. Mostre quem está por trás da sua empresa.

 Se a sua empresa já tiver uma equipe formada, coloque a foto de todos nesses slides. Quanto mais pessoas dedicadas full time a empresa, mostra ao investidor que realmente é algo sério e não apenas um projeto.

Faça o máximo que puder para mostrar que você e sua equipe são altamente competentes e possuem a experiência necessária para tocar essa empresa.

Lembre-se de uma coisa: se você tem uma empresa que é necessariamente uma empresa de tecnologia, como um aplicativo, por exemplo, você precisa ter um cofundador responsável por isso, que entenda de tecnologia.

É uma mensagem muito estranha uma empresa tech, que não tem ninguém tech.

Mas, se esse for o seu caso e você contratou uma empresa terceira para desenvolver o seu produto, mostre que essa é uma solução temporária enquanto você não tem ninguém dentro de casa.

 

SLIDE 6 – MODELO DE NEGÓCIOS

Esse slide vai basicamente mostrar como a sua empresa ganha dinheiro.

Vai ser uma assinatura? Vai ganhar um percentual de cada transação? Vai ser venda direta?

Destaque o potencial de escala que o seu produto tem e como ele pode ser vendido de forma fácil para várias pessoas.

No caso da Uber, ela é um marketplace, ou seja, uma plataforma que une motoristas e passageiros e ganha uma comissão sobre cada corrida.

A forma como você ganha dinheiro mostra para o seu investidor o quão escalável é a sua empresa. Se o seu produto pode ser padronizado e você consegue vender o mesmo produto para diversos clientes, então o seu modelo de negócios é escalável.

 

SLIDE 7 – RESULTADOS

Esse é o popular slide de Tração, ou seja, onde você vai mostrar quais resultados conseguiu atingir até agora.

Um ponto muito importante aqui: O ideal é que você busque investimento apenas quando você já tiver alcançado os primeiros resultados com a sua empresa.

Pode ter sido algumas vendas, pode ter sido alguns usuários do seu produto, pessoas testando. Não importa.

O foco é mostrar que a sua empresa não é apenas uma ideia e que você não está esperando o dinheiro cair do céu para começar. Você precisa mostrar que já fez o máximo que conseguiu com as suas próprias pernas e agora quer o investimento para ir além.

Então, a maior dica aqui é focar em captar investimento quando tiver resultados para mostrar.

Tem como captar investimento somente para uma ideia? Até tem, mas são casos bem raros e você vai ter mais dificuldade de tentar captar dessa forma.

Bom, mas o que você deve colocar no slide de resultados?

 Vamos fazer ao contrário, vamos te dizer o que não deve ter aqui nesse slide.

Você não deve colocar as métricas de vaidade. Você sabe o que são elas?

Métricas de vaidade são os dados que você mostra, mas que não têm relação direta com a atividade da empresa ou a forma como ela ganha dinheiro.

Imagina que o Uber vai colocar os seus resultados no slide e coloca quanto seguidores possui no Instagram, por exemplo.

Essa é uma métrica legal, mas não mostra nada da capacidade da empresa de fazer dinheiro. Ela não vende através do Instagram.

Aqui na MHARK temos a máxima de que “Seguidores e likes, não pagam boletos.”

Então, esquece isso. Concentre-se em mostrar os resultados reais da sua empresa, nada de mentir ou inflar os números.

 

SLIDE 8 – CONCORRENTES E DIFERENCIAIS

Chegou a hora de você mostrar os seus diferenciais em relação a concorrência.

E, por favor, não cometa o erro de dizer que você não tem concorrentes. Você tem sim, todo mundo tem!

Mesmo que não seja um produto exatamente igual ao seu, você tem concorrentes.

Sabemos que muitas vezes o seu diferencial para os seus concorrentes não é algo tão claro assim. As vezes o seu diferencial é apenas a execução, a forma como você apresenta o seu produto.

Pensa no Nubank, ele é um cartão de crédito que não tem tanto diferencial assim comparado com os outros. Mas a execução dele, o atendimento e a facilidade de uso se destacam.

Não é algo tão fácil de se mostrar em um slide, você precisa realmente usar para perceber.

Mas mesmo assim você precisa mostrar o que faz o seu produto único, mesmo que ele seja bem parecido com as soluções que existem no mercado.

Quando o Lift surgiu, a Uber já estava a 3 anos em atividade. Isso não fez com que a empresa deixasse de captar investimento.

O fato de ter outros players no mercado em que você está atuando mostra esse é um mercado com potencial, é um grande mercado. Quando você mostra que seus concorrentes não existem ou você está nadando em um local onde ninguém quer estar ou você foi um gênio de criar um mercado totalmente do zero.

Nos dois casos, você vai receber muitas perguntas dos investidores.

 

SLIDE 9 – BENCHMARKS

Esse é um slide que a gente usa muito aqui na MHARK e vemos que poucas startups utilizam, então ele vai ser um dos diferenciais do seu pitch.

Benchmark, nada mais é do que a empresa que você está tentando copiar, seja no Brasil ou lá fora.

 

Por exemplo, aqui no Uber a gente simulou que os benchmarks seriam DIDI que é uma empresa chinesa e o Lyft.

Sabemos que essas empresas foram criadas após o Uber, então esse slide é apenas para fins de ilustração mesmo.

A ideia aqui é você mostrar ao investidor que existem empresas que fazem a mesma coisa que você e estão tendo muito sucesso.

De preferência, use exemplos de empresas estrangeiras, pois o mercado lá de fora tem mais casos de sucesso.

Com esse slide você mostra que está tentando replicar uma fórmula que já está dando certo.

Se você quer criar uma empresa de produtos veganos, por exemplo, mostre um exemplo de empresa americana, chinesa que siga o seu mesmo modelo de negócio e tenha captado muito investimento.

O fato dessas empresas terem captado investimento mostra ao investidor que é possível ele ter um grande retorno para o seu dinheiro.

 

SLIDE 10 – RODADA DE INVESTIMENTO

Esse slide não tem mistério. Aqui você vai mostrar de quanto dinheiro precisa e como vai gastar esse dinheiro.

 

Foque em mostrar como vai gastar esse dinheiro em 12 meses. Nada de dizer que esse dinheiro vai durar por 5 anos, pois ou ele não vai durar ou você vai ter que fazer uma rodada muito grande.

Foque nos 12 meses. Não precisa ser nada detalhado, mostre apenas o macro.

Mostre qual é o objetivo principal da captação.

  • Vai criar um novo modelo de negócio?
  • Vai aumentar o número de downloads do aplicativo?

 Além disso, mostre objetivos secundários:

  • Quantas pessoas vai contratar?
  • Vai investir em marketing?
  • Vai mudar de escritório?

O importante aqui é o investidor saber que você tem um plano para esse dinheiro e não apenas está captando para deixar o dinheiro para na conta.

Cuidado com esse ponto.

 

SLIDE 11 – PREVISÕES FINANCEIROS

Esse é um slide que também é bem importante e vai servir como diferencial.

Eu sei que é muito difícil fazer previsões para 12 meses, imagina para 5 anos e a única certeza que você pode ter em previsões financeiras é que elas vão estar erradas.

Mas, dito tudo isso, você precisa se esforçar.

Você precisa criar previsões de 3 a 5 anos que mostrem o potencial que a sua empresa tem para crescer.

O investidor quer saber qual é o tamanho que a sua empresa pode chegar, então nada de fazer previsões muito altas e nem muito baixas.

Já vimos casos de empreendedores que fizeram uma projeção de faturar 1 bilhão no ano 2. Sendo bem sincero aqui entre nós, você não vai faturar 1 bilhão na sua empresa nem tão cedo.

E existem negócios que talvez nunca faturem isso, mas não tem problema.

Vimos também o inverso, startups que projetam um mercado potencial de R$ 15 milhões e dizem que vão faturar R$ 11 milhões em 5 anos. Ou seja, em um curto espaço de tempo você planeja dominar todo o mercado.

Então, você não deve nem exagerar e nem se subestimar. O ideal é mostrar um crescimento saudável ao longo dos anos.

Se você vai faturar R$ 300 mil no primeiro ano, não tem como você faturar R$ 50 milhões no ano 2. É mais provável que você triplique isso e fature R$ 900 mil ou até mesmo R$ 1 milhão. Vá fazendo um crescimento saudável.

A grande lição que sempre passamos para as startups aqui na MHARK é:

“Faça previsões que você possa vender e defender.”

Não se esqueça disso.

 

SLIDE 12 – ESTRATÉGIAS DE RETORNO

Estamos quase acabando a nossa jornada pelo pitch deck perfeito. Vamos falar agora da estratégia de retorno para investidores.

Esse é um slide para fechar a sua história com chave de ouro.

Ao longo de todo o pitch deck você falou sobre a oportunidade, sobre a visão da sua empresa e agora você vai mexer no bolso do investidor.

E a ideia aqui é muito simples, mostrar que tipos de empresas poderiam comprar a sua.

Quando um investidor coloca dinheiro em uma startup, ele espera ganhar um alto retorno nesse investimento. E a forma mais comum ter esse retorno é quando a sua empresa for comprada por outro grande player.

Então, coloque aqui nesse slide como possibilidades de aquisição, grandes players do mercado, concorrentes e até mesmo a possibilidade de fazer um IPO.

Foque em colocar empresas que façam sentido, que tenha relação com a sua atividade.

Qual é a probabilidade do Itaú comprar uma empresa de produtos veganos? Bem baixa, então foque apenas em empresas que possam realmente comprar a sua.

 

SLIDE 13 – CONTATO

Muitas pessoas usam slide como uma forma de dizer obrigado e mais nada, mas esse slide é muito estratégico.

Você tem que, obviamente, deixar os seus contatos (e-mail e telefone).

Mas o que gostamos de fazer na MHARK é colocar uma carta aos investidores.

Uma carta como essa que está aqui na tela, onde vamos agradecer a oportunidade de apresentar a empresa ao investidor e também chamar ele para participar e investir.

Essa é a grande cereja do bolo, um final bem diferente que faz com que o investidor crie empatia. Além de agradecer o tempo dele, você ainda deixa uma ação para ser tomada: investir na sua empresa.

COMO PODEMOS TE AJUDAR COM O PITCH DECK PERFEITO?

Bom, são esses os 13 slides que você precisa fazer para ter um pitch deck perfeito.

Sabemos que acaba sendo muita coisa para fazer e seria mais fácil ter especialistas te ajudando com esse processo.

Aqui na MHARK somos especialistas em criar apresentações para investidores. Nossas apresentação já ajudaram empresas a captarem mais de R$ 30 milhões em investimento.

Criamos apresentações sob medida para empresas e startups. Nosso foco é criar slides personalizados, deixando a sua apresentação simplesmente perfeita.

A MHARK ajuda empreendedores a se comunicar da melhor forma com clientes, investidores, eventos, workshops e relatórios. Tudo isso, através de apresentações incríveis em Power Point e PDF.

Fazemos Storytelling (história da apresentação), Design customizado, Identidade visual da sua marca, Redação e comunicação.

Buscar

POPULAR TAGS

  • Site

Treinamentos

  • Informática e Tecnologia
  • Design
  • Administração
  • Engenharia e Indústria
  • Gestão de Pessoas
  • Gerenciamento de Projetos
  • Marketing e Vendas
  • Palestras e Workshops
logo_200.png
logo_200.png
31 3586-4200
corporativo@mhark.com.br

Serviços:

  • Planos & Processos
  • Marketing & Vendas
  • Gestão de Pessoas
  • Finanças & Economia
  • Academy
  • M-LICIT
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
logo_200.png
31 3586-4200
corporativo@mhark.com.br

Serviços:

  • Planos & Processos
  • Marketing & Vendas
  • Gestão de Pessoas
  • Finanças & Economia
  • Academy
  • M-LICIT
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
  • MHARK - AV AMAZONAS 2095
© Copyright 2024 . All Rights Reserved - Política de Privacidade by MHARK
  • Home
  • Empresa
    • Quem Somos
    • Estrutura
    • Trabalhe Conosco
  • Consultoria
    • Planos & Processos
    • Marketing & Vendas
    • Gestão de Pessoas
    • Finanças & Economia
  • Academy
    • GAP
    • Acesso à Plataforma
    • Treinamentos
      • Administração
        • Controle Diário
        • Empreendorismo Passo a Passo
        • Estoques e Compras
        • Gestão de Atendimento ao Cliente
        • Gestão de Crédito e Cobrança
        • Gestão de Recursos e Projetos
        • Matemática Financeira
        • Operador de Caixa
        • Secretariado e Assessoria Administrativa
        • ISO 14001
        • PCP - Planejamento e Controle de Produção
        • Programa 5S
        • Sistema de Gestão da Qualidade
      • Informática e Tecnologia
        • Access
        • Introdução à Informática
        • Outlook
        • Power Point
        • Excel Avançado
        • Excel 2016
        • Word 2016
        • Excel nas Aulas de Matemática
        • Internet 12
        • MS Project
        • Apresentação de Alto Impacto
      • Segurança
        • Cipa
        • Doenças Ocupacionais
        • Gestão de Segurança Total
        • NR 10 - Eletricidade Básica
        • NR 11 - Técnicas e Aspectos Gerais de Segurança
        • NR 17 - Ergonomia
        • NR 35 - Segurança no Trabalho em Altura
        • NR 33 - Espaço Confinado
      • Recursos Humanos
        • Gestão de Pessoas
        • Excelência em Comportamento
      • Gerenciamento de Projetos
      • Engenharia e Indústria
        • AutoCAD 2D
        • AutoCAD 3D
        • Desenho Técnico
      • Gestão Comercial
        • Gestão de Vendas
        • Marketing, Telemarketing & Ecommerce
        • Técnicas de Atendimento
      • Palestras e Workshops
      • Power BI
        • Orçamento Power BI
      • Design
  • Serviços
    • Web Design
      • Site Institucional
      • Loja Virtual
    • Design Gráfico
    • Sistemas
  • M-LICIT
    • StartCity
  • Contato
31 3586-4200
corporativo@mhark.com.br

Política de Privacidade

A MHARK coleta seus dados pessoais de acordo com esta Política de Privacidade e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/2018.O compromisso da MHARK é respeitar sua privacidade, garantindo o sigilo das informações pessoais que você nos fornece.

Definições

Para esclarecer os termos utilizados por esta política, apresentamos as definições dadas pela LGPD em seu Art. 5º:

Dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;

Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

Dado anonimizado: dado relativo à titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;

Banco de dados: conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico;

Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;

Encarregado: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);

Agentes de tratamento: o controlador e o operador;

Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;

Anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo;

Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;

Bloqueio: suspensão temporária de qualquer operação de tratamento, mediante guarda do dado pessoal ou do banco de dados;

Eliminação: exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado;

Transferência internacional de dados: transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro;

Uso compartilhado de dados: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados;

Autoridade nacional: órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento desta Lei em todo o território nacional.

FINALIDADE, FORMA E DURAÇÃO DO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

A MHARK Consultoria e Treinamentos mantém registro de suas operações de tratamento dos dados pessoais, o qual ocorre conforme especificado no quadro abaixo:

USO COMPARTILHADO DE DADOS PESSOAIS

A MHARK Consultoria e Treinamentos compartilha seus dados pessoais com terceiros, para as seguintes finalidades específicas:

Dados Pessoais coletados: Nome, E-mail, Telefone e Cargo (obrigatórios)Finalidade do Tratamento: Para a MHARK Consultoria e Treinamentos: – Responder a uma solicitação de cotação ou a outros pedidos de informação sobre seus produtos/serviços. – Processar a inscrição do aluno no curso.

Forma do Tratamento: Estes dados são coletados juntamente com o consentimento para o recebimento de marketing e campanhas publicitárias, através dos canais do WhatsApp, Chat, ou dos formulários disponibilizados no site (quero me inscrever, faça um teste gratuito e conteúdo – telegram). São processados internamente para a finalidade especificada.

Duração do Tratamento: Até a revogação do consentimento pelo titular.

O tratamento é condição para o serviço? SIM

Dados Pessoais coletados: Nome, E-mail e Telefone

Finalidade do Tratamento: Para a MHARK Consultoria e Treinamentos: – Enviar a ementa de um curso. – Processar a inscrição no processo seletivo para associação na comunidade de negócios. – Enviar e-mail marketing e campanhas publicitárias.

Forma do Tratamento: Estes dados são coletados juntamente com o consentimento para o recebimento de marketing e campanhas publicitárias através de formulários disponibilizados no site (acessar a ementa e Junte-se à comunidade de negócios da MHARK Consultoria e Treinamentos). São processados internamente para a finalidade especificada.

Duração do Tratamento: Até a revogação do consentimento pelo titular.

O tratamento é condição para o serviço? SIM

Dados Pessoais coletados: Endereço

Finalidade do Tratamento: Para a MHARK Consultoria e Treinamentos: – Entregar material e/ou brindes – Prover transporte em caso de evento dos cursos – Para qualificar as partes no contrato.

Forma do Tratamento: Este dado é coletado através de formulário disponibilizado no site (formulário de inscrição). É processado internamente para a finalidade especificada.

Duração do Tratamento: Até a revogação do consentimento pelo titular.

O tratamento é condição para o serviço? SIM

Dados Pessoais coletados: Link da rede social

Finalidade do Tratamento: Para a MHARK Consultoria e Treinamentos convidar os alunos a participar de suas redes sociais. E enviar e-mail marketing e campanhas publicitárias.

Forma do Tratamento: Este dado é coletado juntamente com o consentimento para o recebimento de marketing e campanhas publicitárias. É processado internamente para a finalidade especificada.Duração do Tratamento: Até a revogação do consentimento pelo titular.

O tratamento é condição para o serviço? SIM

Dados Pessoais coletados: E-mail (obrigatório)

Finalidade do Tratamento: Para a MHARK Consultoria e Treinamentos enviar Newsletter. E enviar e-mail marketing e campanhas publicitárias.

Forma do Tratamento: Este dado é coletado juntamente com o consentimento para o recebimento de marketing e campanhas publicitárias através de formulário disponibilizado no site.

É processado internamente para a finalidade especificada.

Duração do Tratamento: Até a revogação do consentimento pelo titular.O tratamento é condição para o serviço? SIM

A MHARK Consultoria e Treinamentos compartilha seus dados pessoais com terceiros, para as seguintes finalidades específicas:

Com empresas de transporte e hospedagem, quando o curso adquirido envolve algum evento;
Com gateway de pagamento online;
Promoção e divulgação de produtos e serviços de parceiros da MHARK Consultoria e Treinamentos ;
Entre os membros da MHARK Consultoria e Treinamentos  Comunidades para networking;

A MHARK Consultoria e Treinamentos informa aos agentes de tratamento que fazem uso compartilhado dos dados pessoais por ela controlados, no caso de correção, eliminação, anonimização ou bloqueio destes dados, para que repitam idêntico procedimento, exceto nos casos em que esta comunicação seja comprovadamente impossível ou implique esforço desproporcional.

A MHARK Consultoria e Treinamentos mantém acordo com os agentes de tratamento com os quais faz uso compartilhado dos dados pessoais por ela controlados, garantindo que tais agentes: realizam o tratamento segundo as instruções da MHARK Consultoria e Treinamentos; cumprem com requisitos de proteção à privacidade; estão cientes que devem notificar a MHARK Consultoria e Treinamentos em caso de descumprimento à LGPD ou violação de privacidade e por fim, que respondem solidariamente pelos danos causados pelo tratamento dos dados ao descumprir a LGPD.

DIREITOS DO TITULAR DE DADO PESSOAL

A Mhark garante a titularidade de seus dados pessoais, os direitos fundamentais de liberdade, de intimidade e de privacidade nos termos da LGPD, bem como o exercício dos seus direitos especificados no Capítulo III da LGPD. Sendo assim, o titular pode obter da Mhark, em relação aos dados pessoais tratados pela MHARK Consultoria e Treinamentos, a qualquer momento e mediante requisição ao Encarregado, sem custos para o titular através do e-mail do DPO:

I – Confirmação da existência de tratamento;
II – Acesso aos dados;
III – Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
IV – Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;
V – Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
VI – Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 desta Lei;
VII – Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
VIII – Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
IX – Revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º desta Lei;
X – Informações claras e adequadas a respeito dos critérios e dos procedimentos utilizados para a decisão automatizada, observados os segredos comercial e industrial;
XI – Quando o tratamento tiver origem no consentimento do titular ou em contrato, cópia eletrônica integral de seus dados pessoais, observados os segredos comercial e industrial, nos termos de regulamentação da autoridade nacional, em formato que permita a sua utilização subsequente, inclusive em outras operações de tratamento;
XII – Revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, inclusive de decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.

Ainda de acordo com os direitos do titular especificados no Capítulo III da LGPD, o titular dos dados pessoais pode peticionar em relação aos seus dados contra o controlador perante a autoridade nacional e perante os organismos de defesa do consumidor, bem como pode opor-se a tratamento realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, em caso de descumprimento ao disposto na LGPD.

ENCARREGADO PELO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

É o canal de comunicação entre a MHARK Consultoria e Treinamentos, os Titulares de Dados Pessoais e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

O Encarregado nomeado pela Mhark é Geovane Wagner de Oliveira, cujo contato é o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Esta Política de Privacidade pode ser alterada a qualquer momento. Sendo assim, recomendamos que visite esta página sempre que necessário, para obtenção de informações atualizadas.

Esta versão da Política de Privacidade foi publicada em 01 de agosto de 2024.